Facebook Instagram

Afinal, devemos ou não lavar a carne antes de cozinhar?

Nas redes sociais, há quem garanta que é essencial lavar a carne. Mas será mesmo assim?

Adriana Gomes
26 jun, 15:52

Atualmente, com as redes sociais, estamos constantemente a encontrar dicas sobre como preparar e armazenar alimentos para que durem mais tempo e sejam seguros. Com tanta informação, fica sempre a dúvida: será que esta é realmente a melhor forma de o fazer?

Nos últimos tempos têm surgido vídeos a falar sobre a importância de se lavar a carne antes de a cozinhar. E mesmo para quem nunca o fez, é normal que fique a dúvida sobre se este é um hábito que se deve ter. A DECO PROteste esclareceu esta dúvida numa publicação sobre segurança alimentar.

A carne tem uma carga bacteriana. Quando a lavamos, os salpicos de água projetam estar bactérias para as mãos, roupa, bancada e utensílios de cozinha. Desta forma, podemos estar a contaminar alimentos que não se cozinham e que preparamos na cozinha, como fruta, legumes, queijos e charcutaria, aumentando o risco de toxinfeção alimentar.

Então qual é a melhor forma de destruir as bactérias presentes na carne? A DECO salienta que a forma mais eficaz de as eliminar é preparando a carne a temperaturas elevadas.

Outros cuidados a ter quando se prepara carne

A forma como é feita a conservação da carne é também essencial para garantir que o seu consumo é seguro.

Se tem por hábito colocar os sacos de carne diretamente no frigorífico assim que chega a casa, temos más notícias. Os alimentos crus, especialmente os de origem animal, têm microrganismos patogénicos que podem contaminar alimentos cozinhados que possa ter no frigorífico.

Para garantir que não há contaminação, guarde alimentos crus em recipientes fechados e coloque-os nas prateleiras abaixo dos alimentos cozinhados e prontos a consumir. Congele carne e peixe que não vá cozinhar no próprio dia ou no dia seguinte.

Atenção também à forma como descongela a carne. Não a deixe na bancada da cozinha a descongelar já que pode potenciar a propagação de bactérias. Descongele os alimentos no frigorífico num recipiente próprio, sugere a DECO PROteste.

Mais Lidas