Facebook Instagram

Comer peixe faz bem? Sim, mas estes devem ser evitados

Há tipos de peixe que se deve evitar por causa dos seus níveis elevados de mercúrio. Nós dizemos quais são

Adriana Gomes
2 jul, 13:45
Peixaria
Peixaria
Foto: Mary Winchester, Unsplash

O peixe é um alimento essencial de uma dieta equilibrada e saudável. Mas sabia que há tipos de peixe que são menos nutritivos e menos saudáveis e que, idealmente, devem ser evitados?

Apesar de ser considerado muito saudável, os tipos de peixe não são todos iguais, tal como a carne não é toda igual. Como explica o Business Insider espanhol, há tipos de peixe que os médicos recomendam que se evite pois podem fazer mais mal do que bem, especialmente se ingeridos frequentemente.

Benefícios do peixe

Sim, o peixe pode ser bastante saudável. Pescado como salmão, atum e sardinha são variedades ricas em ómega-3, excelente para ajudar a reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue e para prevenir doenças cardiovasculares, sendo por isso a sua ingestão altamente recomendada.

Têm ainda a vantagem de ter um preço relativamente acessível e até podem ser comprados enlatados.

O peixe é também rico em vitaminas do complexo B que desempenham um papel fundamental no metabolismo, além de ser essencial para manter o sistema nervoso saudável, explica o Business Insider.

Por último, o peixe é uma excelente fonte de proteína, essencial para a reparação e crescimento dos tecidos.

Que peixes deve evitar no seu dia a dia

Como já referido, o peixe pode ser muito saudável, mas há tipos que os médicos recomendam que se evite, especialmente quando têm muito mercúrio. Esse são:

1. Panga, também conhecido como peixe-gato

Já há algum tempo que o peixe-gato (ou panga) tem sido alvo de polémica, por ter origem em zonas altamente poluídas. Além disso, este peixe apresenta também doses muito elevadas de mercúrio.

2. Tilápia

Não é um peixe muito comum em Portugal, ainda que por vezes seja possível encontra-lo. Online, há planos alimentares que o recomendam, mas parece que deve ser evitado. De acordo com o Business Insider, a tilápia foi classificada como perigosa devido a várias questões de segurança alimentar.

3. Peixe do lago Vitória

Peixe com origem no lago Vitória deve ser evitado já que a perca apresentava várias substâncias nocivas, tais como pesticidas e mercúrio.

É preciso ter também atenção a peixes grandes que, à partida, possam ter elevadas quantidades de mercúrio, tais como o lúcio, o espadarte, o peixe-imperador e o atum-rabilho.

RELACIONADOS
Mais Lidas