Facebook Instagram

Sobrou meio limão ou meia lata de grão? Saiba o que deve fazer para nunca acabarem no lixo

Sabia que um quinto dos alimentos do mundo acabam no lixo sem ser consumidos? Temos dicas para prolongar a vida das sobras

IOL
1 mai, 10:05

É muito frequente sobrarem-nos metades de alimentos, como limões, pepinos ou abacates, ou mesmo conservas que não foram utilizadas na totalidade, como grão ou ervilhas. Antes que fiquem só a encarquilhar num canto do frigorífico até serem sepultados no caixote do lixo, saiba que é possível conservá-los por mais tempo e combater o desperdício alimentar.  

Sabia que um quinto dos alimentos do mundo acabam no lixo sem ser consumidos? Combater o desperdício em casa é contribuir para um ambiente mais sustentável e uma alimentação mais económica e saudável.

O jornal britânico The Guardian ajuda-nos a saber lidar com estes pedaços de alimentos que nos sobram na cozinha. Saiba o que deve fazer com cada um:

  • Abacate: Para conservar metades de abacate, deve remover o caroço, deixar a casca e colocá-lo com a parte cortada para baixo num prato. Além disso, deve colocar umas gotas de sumo de limão ou lima na parte cortada.
     
  • Tofu: O tofu deve ser armazenado num recipiente plástico, submerso em água limpa e fria. É importante trocar a água diariamente para mantê-lo fresco durante dois a três dias. O tofu também pode ser congelado para uso posterior.
     
  • Conservas: Uma vez abertas, as conservas devem ser transferidas para um recipiente bem fechado e colocado no frigorífico. É importante consumir as sobras em dois dias ou congelá-las se necessário.
     
  • Limão: As rodelas de limão que sobram podem ser servidas juntamente com o prato ou bebida para os quais foi usado o limão. Para manter as metades de limão ou lima frescos, coloque-as numa tigela com gelo picado.
     
  • Massa de panquecas ou crepes: A massa pode ser armazenada num recipiente bem fechado no frigorífico durante alguns dias, mas pode lassar, por isso agite-a bem antes de usar novamente.
RELACIONADOS
Mais Lidas